Você já se perguntou com o bebê enxerga o mundo?

A visão do bebê muda muito no primeiro ano de vida.

Ter essa noção do desenvolvimento dele pode te ajudar a compreender melhor e acompanhar o crescimento do bebê.

 

Logo após o nascimento a criança é muito sensível à luz. Eles nascem com os ”olhinhos de japonês”, limitando a quantidade de luz que entra nos olhos. Um bebê recém-nascido pode ver algo próximo a ele com sua visão periférica (lateral), mas sua visão central ainda está se desenvolvendo.

Em algumas semanas, as retinas do bebê se desenvolvem, as pupilas do bebê aumentam e elas podem ver padrões e faixas claras e escuras. Formas grandes e cores brilhantes podem começar a atrair sua atenção. O bebê também pode começar a se concentrar em coisas que estão bem na frente dele, o mais comum é o rosto da mãe durante a amamentação.

 

Entre dois a quatro meses o bebê aprende a focar e seguir objetos em movimento.

Nos primeiros dois meses, os olhos do bebê não conseguem trabalhar de forma sincronizada, focando no mesmo lugar. Você pode notar que os olhos do seu bebê parecem cruzados ou eles parecem vagar para os lados. Na maioria dos casos, isso é normal e se corrige com o tempo. No entanto, se um dos olhos do seu bebê virar constantemente para o nariz ou para fora do nariz, converse com seu pediatra.

Com cerca de dois meses de idade, os bebês costumam seguir um objeto em movimento com os olhos à medida que a coordenação visual melhora. De fato, com cerca de três meses de idade, seu bebê pode ter coordenação ocular e nos braços suficiente para bater em um objeto em movimento próximo.

Aos três meses de idade, os olhos do bebê conseguem trabalhar junto, focar e um único lugar e seguir objetos em movimento. Se você não perceber isso, converse com seu pediatra.

 

Entre cinco e oito meses o bebê adquire percepção de distância e começa se lembrar de objetos.

Por volta dos cinco meses de idade, a capacidade do bebê de ver a que distância um objeto está dele está mais desenvolvida. Ele está vendo melhor o mundo em três dimensões, e isso é evidente à medida que melhora o alcance de objetos próximos e distantes. Ele também tem uma boa visão de cores neste momento, embora não tão completamente desenvolvida quanto a de um adulto.

Nessa idade é quando eles começam a observar os pais de longe e interagir com eles, a curiosidade deles também desperta muito.

Os bebês geralmente começam a engatinhar por volta dos oito meses de idade, e isso melhora ainda mais a coordenação olho-mão.

 

Entre nove e doze meses o bebê começa a segurar e caminhar

Com cerca de nove meses de idade, os bebês geralmente podem avaliar a distância muito bem. É quando eles começam a se levantar. Por volta dos dez meses de idade, os bebês costumam ver e julgar distâncias.

Geralmente aos nove meses, os olhos do seu bebê provavelmente são da cor final, embora não seja incomum que você veja algumas pequenas alterações mais tarde.

Aos doze meses, a maioria dos bebês começa a tentar a andar.

 

Desenvolvimento da visão em crianças em idade pré-escolar e escolar

Todos esses aspectos continuam se desenvolvendo continuamente até a primeira-idade. A convergência, a capacidade de ambos os olhos de se concentrarem em um objeto simultaneamente, torna-se mais completamente desenvolvida por volta dos sete anos de idade. Esse é um dos motivos pelos quais os problemas que uma criança tem com o foco ou o alinhamento dos olhos (estrabismos ou desvios) devem ser tratados antes dessa idade.

A maioria das crianças são naturalmente míopes. Acredita-se que a miopia mais pronunciada e o astigmatismo sejam herdados. Existem evidências de estudos recentes nos Estados Unidos e na Austrália de que a quantidade de tempo que as crianças em idade escolar passam ao ar livre, sob luz natural, pode ter algum impacto sobre o desenvolvimento de miopia leve. Estimule brincadeiras e atividade ao ar livre por pelo menos 1 hora por dia.

Recomenda-se, ainda, não permitir o uso de telas, como tablets, celulares e televisão até os 2 anos de idade. De 2 a 5 anos de idade, é permitido o uso por no máximo 1h por dia e a partir dos 5 anos, no máximo 2h por dia de telas.

 

 

 

Gostou de nossas dicas? Caso tenha alguma alguma sugestão você pode nos enviar pelo nosso Whatsapp: (11) 98547-8512, estaremos muito felizes em ouvir!

Se estiver procurando roupinhas para o seu bebê você pode acessar nossa loja virtual clicando aqui, temos vários modelinhos que você pode gostar.

Fontes de informação: Theia

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.