Dar algum medicamento para um bebê ou até uma criança é uma tarefa muito difícil, A melhor forma de fazer com que ele tome é  fazendo ele acreditar que precise tomar. É muito importante demonstrar confiança no que está fazendo, uma mãe confiante passa confiança para o seu filho, se você demonstrar dúvida, ele certamente resistirá.

As principais dicas para ajudar a dar remédio para o seu bebê

  • Certifique-se de que ele está tomando com a cabeça inclinada para cima, bebês por não ter a noção que temos se engasgam muito fácil. O ideal é que sempre tomem o remédio sentados ou em pé, nunca deitados!

  • Os medicamentos líquidos são os mais fáceis de se dar, geralmente bebês possuem uma dificuldade enorme de engolir comprimidos, o que nos faz muitas vezes ter que mistura-los com alimentos.

  • Muitos medicamentos possuem gosto amargo, por isso é recomendado misturar ele em algum alimento, como por exemplo pudim, iogurte ou geleia. É muito importante tomar cuidado com a quantidade, o excesso pode diminuir o efeito do remédio.

  • Não o engane dizendo que é um ”doce”, isso pode ser muito perigoso! Já ocorreram muitos casos de crianças indo parar no hospital por ingerir remédio achando que era algum doce.
  • Negociar ou subornar só vai tornar tudo pior. É preciso fazer com que ele entenda que tomar o remédio é uma necessidade e não uma negociação. Como alternativa você pode oferecer para ele um suco para tirar o gosto do remédio assim que tomar o remédio.

  • Castigo não é uma opção com uma criança que se recusa a tomar remédio. A maioria do remédios tem sabor amargo e convenhamos que ninguém gosta de ingerir algo que não possui um gosto agradável. Apenas seja paciente, insista e siga adiante. Como dito acima, é muito importante que ele perceba o quão necessário é tomar o remédio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.