O câncer de mama está se tornando cada vez mais comum nos dias atuais, e para nós mulheres ele pode ser muito assustador. Aqui, vamos dar algumas dicas para evitar esse tumor que vira a vida de muitos de cabeça para baixo. 

Hoje temos um movimento muito importante que apoia as mulheres e nos ajuda a conscientizar a importância desse problema de saúde, o Outubro Rosa, ele também ajuda a promover maior a acesso aos serviços de diagnóstico, tratamento e prevenção do câncer de mama. 

Muitos fatores de risco relacionados ao estilo de vida podem aumentar a chance de aparição dessa doença, a prática de atividades físicas por exemplo, pode diminuir muito essa probabilidade.

Vamos passar para vocês algumas dicas na esperança de ajudar o máximo de pessoas possível, confira:

1. Praticar exercícios físicos

Como citado acima, os exercícios físicos diminuem muito a probabilidade dessa doença aparecer, eles aumentam a resistência corporal e ajudam a manter corporal adequado, gorduras corporais podem aumentar as chances de aparição da doença, a prática de exercícios físicos queima essas gorduras.

 

2. Manter uma alimentação saudável

O excesso de peso gera alterações hormonais e juntamente dele vem as gorduras corporais, por isso é importante manter uma alimentação balanceada ou até mesmo contatar um nutricionista, esse fator é muito importante para manter o corpo saudável.

 

3. Evitar bebidas alcoólicas

O álcool pode causar o aparecimento do câncer de várias maneiras diferentes, evitar ingerir álcool ajuda a evitar o câncer de mama assim como várias outras doenças ligadas a ele

 

4. Não fumar e evitar estar próximo a fumantes

O cigarro e outros produtores de fumaça contém diversas substâncias que podem provocar o câncer, basta imaginar: se apenas a nicotina pode causar câncer, imagina junto com outras substâncias? Evitar fumar e estar próximo de pessoas fumando é essencial, mesmo que você não fume, estar próximo de alguém que está fará você inalar a fumaça, tornando-a uma fumante passiva.

 

5. Amamentar

Durante o período de aleitamento, as taxas de alguns hormônios que favorecem o desenvolvimento desse tipo de câncer caem na mulher. Além disso, na amamentação também ocorre renovação de células que poderiam ter lesões, diminuindo assim as chances da doença. Quanto mais prolongada for a amamentação, maior a proteção para a mãe.

 

6. Realizar a mamografia anualmente

A mamografia é um exame essencial, ela pode detectar o câncer antes de ele se desenvolver, dessa forma é possível trata-lo antes de avançar para os estágios mais graves, é recomendado que mulheres a partir dos 40 anos realizem esse exame anualmente, mas vale lembrar: em alguns casos a doença pode aparecer antes dessa idade, por isso não deve se descuidar por estar abaixo da faixa etária recomendada.

 

 

 

Gostou de nossas dicas? Caso tenha alguma alguma sugestão você pode nos enviar pelo nosso Whatsapp: (11) 98547-8512, estaremos muito felizes em ouvir!

Se estiver procurando roupinhas para o seu bebê você pode acessar nossa loja virtual clicando aqui, temos vários modelinhos que você pode gostar.

Fontes de informação: Pucrs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.