Todos sabemos que ser mãe é muito satisfatório, mas também é um trabalho em tempo integral e bastante cansativo.

É claro que estar cansado antes dos filhos e estar cansado depois de sua chegada são duas situações completamente diferentes.

Antes da chegada dos filhos, estar cansado significa um dia de trabalho árduo, um tempo bem gasto com amigos, ficar até tarde da noite tirando um tempo para você mesmo, uma viagem de fim de semana, atividades diárias que você concedia mais tempo para que no fim você tivesse a satisfação de ter feito tudo.

Depois da chegada dos filhos estar cansada tem um significado totalmente diferente, você fica exausta mesmo não tendo feito nenhum esforço físico ou dormido tarde, porque colocar a necessidade de outra pessoa na frente das suas próprias é algo muito cansativo. Você o ajuda a subir as escadas com medo de que caia, ou muitas vezes até o carrega até em cima, você o alimenta enquanto fica sem comer, porque sabe o tamanho da responsabilidade que é cuidar de um bebê. Muitas vezes você pensa: ”Eu queria dormir o dia inteiro sem precisar me preocupar com nada” e isso é totalmente compreensível!

Um bebê possui muitas demandas, e o estresse mental que essa demandas causam é absurdo, se muito acumulado você pode sentir o mundo desabando em seus ombros. E claro, se você deixar de fazer alguma das demandas, você sente um grande sentimento de culpa e incapacidade de cuidar de uma criança, mesmo que muitas vezes esses sentimentos sejam culpa do estresse.

Não dormir o suficiente é muito cansativo. A falta de sono não acaba nos primeiros anos de vida do bebê. E muitas vezes para tirar um tempo para si, as mães acabam dormindo mais tarde, e quando vão deitar tem dificuldade em adormecer, isso quando o bebê não acorda no meio da noite precisando de cuidados e atenção.

Manter relacionamentos é outro dos grandes desafios, sempre tentamos manter os amigos próximos e o parceiro, mas vizinhos, colegas de trabalho, contatos da internet, acabam não tendo mais espaço na agenda, e por isso acabam se afastando.

Essa é só uma fase da vida, no tempo certo eles crescerão e poderão subir as escadas por conta própria, fazer o próprio café da manhã, vão dormir em seus próprios quartos por conta própria, e você poderá voltar a sua rotina.

Se você se sente muito sobrecarregada, não pense duas vezes antes de buscar ajuda. Talvez esses sintomas estejam ligados à síndrome de burnout, que é basicamente um estresse agudo ou crônico que aparece quando as mães têm a sensação de que tudo transborda. Às vezes, para parar esse fluxo é preciso que alguém escute esse cansaço e atue nos espaços para ajudar na rotina e na sensação avassaladora de ter que controlar tudo. Você pode entender mais sobre essa síndrome clicando aqui.

Lembre-se: por mais difícil que seja essa fase, é onde você vai ver o seu bebê fazer coisas que você nunca imaginou, todos os dias ele vai conseguir te surpreender de uma forma diferente, por isso essa fase também pode ser muito gratificante.

.
.
.

Gostou de nossas dicas? Caso tenha alguma alguma sugestão você pode nos enviar pelo nosso Whatsapp: (11) 98547-8512, estaremos muito felizes em ouvir!

Se estiver procurando roupinhas para o seu bebê você pode acessar nossa loja virtual clicando aqui, temos vários modelinhos que você pode gostar.

Fonte de informação: Revistacrescer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.